Monte Lunai - Hassapico Nostálgico Enviar por E-mail
Segunda, 12 Dezembro 2011 00:00

Partilhar

Comentar o artigo
 
Um momento para recordar mú pé na terra e galandum galundaina Enviar por E-mail
Domingo, 11 Dezembro 2011 19:22

Não é todos os dias que um palco se embeleza desta forma. Mú + Pé na terra + Galandum Galundaina num mesmo palco.

Partilhar

Comentar o artigo
 
Olhar pela fechadura um sorriso ritmado Enviar por E-mail
Quarta, 07 Dezembro 2011 18:39

leiriaalldance_310A organização e a realização de um evento, onde se realça a importância do conhecimento das danças de geração em geração, não podiam ser possíveis sem o suporte de uma escola e o incentivo de bons professores. A turma de 2º ano aprofundou-se nas origens para dar uso à inspiração que criou este grande evento, o All Dance. É por isso que revertemos o roubar de uma cultura pelo buraco da fechadura dos tempos mais remotos aos tempos mais modernos.

No passado dia 30 de Novembro de 2011 realizou-se pela 3ª vez consecutiva o evento All Dance organizado pelos alunos do 2º ano do curso de Desporto e Bem-Estar, do qual estiveram presentes cerca de 390 pessoas em que participaram alunos do Colégio Dinis de Melo, Escola Dom Dinis, CEF, OÁSIS, grupo de dança da Anadia - “Corpos com Ritmo”, e ainda foram passando pelo nosso espaço professores, alunos de vários cursos e docentes. Com o incondicional apoio da Professora Marisa Barroso e da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leira (ESECS) foi possível a concretização deste evento no ginásio da ESECS, tendo o workshop iniciado pelas 14:00h e o Baile pelas 20:30h.

Este projecto teve assim como objectivo dar a conhecer as capacidades e valências dos alunos de DBE no âmbito das actividades rítmicas expressivas tanto como dar a conhecer à comunidade as Danças Tradicionais Portuguesas e Europeias (DTPE) de uma forma lúdica e dinâmica, demonstrando que a facilidade destas aprendizagens vem do interior do sujeito e não do exterior.

Após a realização do All Dance os elogios foram uma constante, demonstrando os excelentes resultados da organização e da iniciativa por parte dos participantes. Este tipo de espontaneidade exaltou um dia repleto de divertimento, alegria e boa-disposição que vieram evidenciar que estas danças são apelativas para qualquer público. Segundo as palavras da professora Isabel Varregoso, professora de dança, “fomos das poucas escolas do país resistentes que mantivemos a dança nos currículos da formação no ensino superior”.

Com o intuito de promover e enriquecer este evento participou o grupo da Anadia actuando com uma coreografia de danças de inclusão, tornando o momento inesquecível, memorável e único. Para além desta demonstração também participaram no nosso evento tendo promovido a interacção e o contacto físico entre as várias pessoas de forma a difundir o conhecimento interior de cada um e, através de afectos e da comunicação, apreender comportamentos uns com os outros. No baile o grupo “Viv’Arte” deixou a sua marca, brindando-nos com a “dança do caracol” que alegrou ainda mais a noite, tornando-a diferente. Nos momentos finais do Baile, Marisa Barroso, mentora do evento proferiu algumas palavras que marcaram o encerramento deste “foram momentos muitos especiais do princípio ao fim… podermos dançar e usufruir simplesmente da boa disposição que isto nos dá… espero que guardem e que levem a dança a todos os outros, pois partilhei com os outros aquilo que tanto quis saber”.

Em conclusão, relatamos a importância desta actividade na nossa sociedade pois existe uma troca de saberes e de sorrisos que nos fazem sentir uma grande emoção, sendo transmitidos de geração em geração tanto entre pessoas com diferenças motoras como de cognição. Encerramos as portas com a certeza de que a diversão existiu e não houve permissão para estar parado!

Autoras: Daniela Oliveira, Joana Cunha, Leila Alves, Mafalda Gomes

Colaboração: David Marques, Diogo Martins, Gil Gomes, Ricardo Lopes

Partilhar

Comentar o artigo
 
Contra danças não há argumentos Enviar por E-mail
Segunda, 28 Novembro 2011 00:00
Partilhar

Comentar o artigo
 
Nono festival Etnias Enviar por E-mail
Quarta, 23 Novembro 2011 00:00

cartaz-etnias-2011-a3_620

ETNIAS 2011 - Festival de Músicas do Mundo - 8, 9 e 10 de Dezembro
9ª edição

Programa

dia 8

DROP ETNICA
http://www.reverbnation.com/dropEtnica

KARROSSEL & convidados
http://www.facebook.com/karrossel?sk=wall

dia 9

NÉ LADEIRAS
http://www.facebook.com/pages/N%C3%A9-Ladeiras/200705239957778

INTIA MUNDON
http://www.myspace.com/intiamundonmusic

Cia Flamenco CON TEMPLE
DJ António Pires

dia 10

GALANDUM GALUNDAINA
http://www.facebook.com/pages/Galandum-Galundaina/60640199994?ref=ts

MU
http://www.facebook.com/mu.folk?ref=ts

PÉ NA TERRA
http://www.facebook.com/pages/P%C3%A9-Na-Terra/210143315880?ref=ts

ROGERINHO DO ACORDEON, MIGUEL FUÁ & convidados
http://www.facebook.com/rogerinhodoacordeon?ref=ts

Performance de Dança Oriental
Aniversário do CONTAGIARTE!
FUEGO Y TUMBAO

Preço

diário: 5 etnias
3 dias: 12 etnias

Partilhar

Comentar o artigo
 
A academia de Leiria a dançar Enviar por E-mail
Segunda, 21 Novembro 2011 15:05

Vem aí mais um evento ALL DANCE, inserido no âmbito escolar, organizado pelos alunos do 2º ano do curso de Desporto e Bem-Estar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais- IPL, que se realizará no dia 30 de Novembro de 2011, com abertura às 14 horas onde haverá workshops e pelas 20 e 30 horas em que haverá o baile, onde poderá colocar em prática os conhecimentos aprendidos no workshop, como também terá oportunidade de aprender no decorrer do mesmo.

Este evento destina-se não só a estudantes, como a qualquer pessoa que esteja interessada em participar. Tem como principais objectivos dar a conhecer danças tradicionais portuguesas e europeias, promover a socialização, a interdisciplina, contribuir para o desenvolvimento pessoal (auto-conceito, auto-estima e auto-confiança) e também apresentar a essência do curso. Teremos como convidado especial um grupo de expressão corporal, os “corpos com ritmo”. É um grupo que surgiu há três anos, sediado em Anadia. Trabalha com pessoas que apresentam dificuldades no seu desenvolvimento. Este grupo conjuga vários ritmos e estilos de dança onde este ano tem vindo a explorar mais a expressividade e a corporeidade, com o intuito de vivenciar e experimentar o seu próprio corpo em todas as suas possibilidades e potencialidades.

O ALL DANCE é destinado a todas as pessoas que queiram participar, assistir e aprender um pouco mais sobre as danças tradicionais. Poderão contar com a nossa ajuda para aprenderem e fazerem destas “Danças” um momento inesquecível.

Este evento torna-se motivante pois é algo onde estamos bastante envolvidos na sua produção e recreação para que seja um evento cada vez melhor, mais apelativo e divertido. Precisamos da sua participação, para que todo este nosso envolvimento seja gratificante.

cartaz_all_dance_2011_web_620

Partilhar

Comentar o artigo
 
A gostar de Gaiteiros de Lisboa Enviar por E-mail
Domingo, 20 Novembro 2011 16:25

Partilhar

Comentar o artigo
 
Folk em Coimbra Enviar por E-mail
Sábado, 19 Novembro 2011 00:26

encontros_folk_coimbra_620

Coimbra (re)encontrou o Folk!
Todos os fins de semana, na sala de ginástica do Pavilhão do Olivais Futebol Clube, das 18h até às 21h encontra-nos para viajar no mundo das Danças Tradicionais. Este espaço situa-se na rua Bernardo Albuquerque, nº167, e nele procuramos partilhar os nossos conhecimentos bailadores!
E aqui não existem pés de chumbo! Afinal, o melhor bailador não é aquele que executa melhor os passos, mas é aquele que se diverte mais a dançar!

Ainda tens dúvidas?
Todas as danças, tendo em conta que são parte do folclore dos vários países do mundo, são muito simples, com passos fáceis de memorizar! Podem ser dançadas a pares, all by yourself, tudo ao molho, em círculo, em linha ou em quadrilhas! Têm ritmos muito marcados, pelo que a música é uma parte fundamental das danças, sendo estas muito alegres e agradáveis!
Traz a tua boa-disposição e roupa confortável, que terás um belo fim-de-tarde!

Caso precises de alguma informação contacta:
Rafa: 91 4569471 /Ou
Lucas: 91 5095868

Segue-nos no facebook: Encontros Folk Coimbra - https://www.facebook.com/groups/116325965146963/
Vem Encontrar-te e mostra aos teus amigos como nos Encontrar! : )

(Esta semana, acontecerá ao Sábado, dia 26 de Novembro)

Partilhar

Comentar o artigo
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
Untitled document

Agenda

Nada na agenda.... estranho.
Ver Agenda Detalhada
RocketTheme Joomla Templates